Rate this post

O que é robótica: Como ela está presente no seu dia-a-dia

Você já ouviu falar de robótica industrial? Com o avanço da tecnologia e da área de aprendizado de máquina em nosso dia a dia, é comum automatizarmos as tarefas com o intuito de economizar tempo e termos mais produtividade. Para isso, usamos a robótica, uma área de tecnologia que se expandiu muito nesses últimos anos.

Com tudo, em grande parte dos casos essa área envolve, uma sequência de passos para os robôs seguirem e essa sequência seria a lógica de funcionamento deles, o que pode ser assustador para as pessoas que atuam na área de robótica, visto que uma instrução errada passada ao robô pode causar problemas sérios. Portanto, a robótica industrial, remete às linhas de produção de automóveis, visto que essa é uma imagem comum de se ver nos canais de notícia.

Hoje, a utilização de robôs vai muito além do setor industrial, ainda que esteja bem presente neste ramo também.

A robótica é capaz de oferecer redução de custos, mais segurança no trabalho, mais precisão e qualidade dos serviços, aumento da produtividade e muito mais para os negócios, seja na indústria ou em outras áreas.

Robótica: saiba como tudo começou

O termo robótica teve origem a partir de um livro “Eu, Robô”, escrito por Isaac Asimov. Esse livro foi publicado em 1950. Nesse livro, o autor fala sobre três principais fundamentos que a robótica tem. Já a palavra robótica foi inventada por Asimov. Já a palavra robô já existia desde 1921, em uma peça escrita por um escritor checo chamado Karel Capek. Nesse caso, a palavra robô deriva-se de uma palavra checa “robota”, que seria uma espécie de escavidão e trabalho forçado.

Em 1961 foi implementado o primeiro robô industrial na empresa General Motors, a implementação foi feita pelo estadunidense George Devol. O robô recebeu o nome de Unimate. Apesar do robô ter sido implementado neste ano, ele foi criado originalmente em 1954, sete anos antes. O robô pesava quase dois quilos e sua principal função era pegar partes de metal quentes e colocá-las nos chassis dos automóveis produzidos na General Motors.

Robótica, o que é?

A robótica  é o ramo da ciência que estuda os robôs. Quando lemos a palavra, a primeira coisa que vem em mente são os robôs, né verdade? `Pois bem, a ideia  da robótica é justamente essa e, no caso, os robôs seriam aparatos criados por seres humanos e que possuem capacidade de seguir uma instrução programada para realizar algumas tarefas.

Robótica industrial, o que é?

A robótica industrial pode ser definida como um conjunto de ferramentas criadas por humanos para automatizar processos, visando precisão, rapidez e qualidade. Ademais, as tecnologias desenvolvidas na robótica permitem também o aumento da produtividade, que não depende mais da força de trabalho do homem, e sim de máquinas capazes de exercer sua função durante 24 horas por dia, o que gera uma redução de custo e menos desperdício.

Existem alguns tipos de robôs na produção industrial. Os mais comuns são os de base fixa, base móvel e os robôs colaborativos.

Os robôs de base fixa são os mais conhecidos. Comumente eles são vistos em fábricas de montadoras de carros e, por isso, também são chamados de manipuladores ou robôs industriais. Eles permanecem fixos em apenas um local e possuem articulações, que são semelhantes aos braços para executar suas funções.

O robô de base móvel é diferente, ele possui capacidade de locomoção e tem sido muito usado em centros de distribuição, por exemplo, já que é capaz de gerenciar o armazenamento, deslocamento e recebimento de produtos.

Na indústria os robôs industriais precisam ficar enclausurados, afinal, pelo seu porte podem ser potencialmente perigosos para o contato próximo com humanos. Por isso, foram criados os robôs colaborativos. Eles podem trabalhar junto com humanos, porque possuem sensores que os desligam quando encostam em humanos.

Veja quais são os tipos de robôs

Robôs programados. Esses são os que executam tarefas repetitivas e monótonas. Atualmente, como exemplo, podemos ter os robôs programados para limpar sujeiras, como um copo quebrado.

Robôs humanoides. Esses são programados para fazer movimentos similares aos humanos, como pular, andar, carregar objetos, entre outros. Em alguns casos, eles são muito semelhantes ao corpo humano, mesmo sendo robô.

Robôs operados a distância. Esses possuem uma conexão sem fio com seu operador, assim ele pode ser operado a distância. Nesse caso, eles são considerados semi autônomos, por terem um controle a uma distância curta.

Robôs autônomos. Esses robôs  executam tarefas sem instruções programadas pelos humanos. Esse tipo de robô funciona em lugares abertos para justamente não precisar de um humano para supervisionar ele.

Robôs biônicos. Nesse caso, a robótica é usada para aumentar a capacidade que o humano tem em realizar tarefas ou, ainda, poder recuperar uma parte do corpo, que por alguma razão, teve seus membros amputados, por exemplo. Essas são as próteses, exoesqueletos.

Importância da robótica na vida do ser humano e no desenvolvimento

Sabemos que a robótica envolve conceitos de lógica de programação para construir as instruções do robô. A principal habilidade desenvolvida na robótica é a habilidade de raciocínio lógico. Além dessa, outras habilidades são trabalhadas como o estudo da robótica, como por exemplo, o trabalho em equipe. Atualmente, é fundamental sabermos algumas boas práticas de trabalho em equipe, como gerenciamento de tempo e comunicação.

Veja quais os benefícios da robótica

A robótica oferece benefícios para negócios dos mais diversos segmentos. veja alguns deles:

A robótica oferece segurança aos colaboradores, visto que é possível eliminar algumas tarefas consideradas perigosas, como movimentação de cargas pesadas, entre outras;

A redução de custos também é um dos benefícios que a robótica oferece;

O aumento da produtividade, visto que os robôs evitam desperdícios e matéria prima e possibilitam o agendamento de manutenção preventiva em equipamentos;

O aumento da produtividade também é um grande benefícios oferecidos pela robótica, visto que os robôs são capazes de trabalhar durante 24 horas por dia, de forma ininterrupta, além de desempenhar atividades com muito mais rapidez;

Maior precisão. Os robôs são projetados para efetuar tarefas de forma precisa, evitando erros e padronizando a produção, e consequentemente, isso aumenta a qualidade do produto.