Rate this post

Porque o tijolo ecológico é melhor

Quase todos os produtos que compramos e usamos contêm, de uma forma ou de outra, plástico. E como tudo o que consumimos e jogamos fora, tem um impacto inevitável em nosso planeta.

Mas… O que aconteceria se conhecêssemos o valor escondido nesses “resíduos”? Evitaremos que todo esse material acabasse poluindo o meio ambiente e também

incentivaríamos mais pessoas a terem acesso a trabalho decente e moradia.

Atualmente existem cada vez mais alternativas que permitem transformar o plástico em produtos, recursos ou tecnologias, como a utilização de materiais sustentáveis, incluindo o plástico na produção dos tijolos ecológicos.

O que são tijolos ecológicos?

São aqueles cuja forma e processo de produção se assemelham aos tijolos tradicionais, mas, neste caso, são feitos principalmente de plástico triturado e outros materiais ecológicos.

Existem diferentes tipos de tijolos ecológicos, tudo vai depender do tipo de fórmula utilizada.

Qual é a fórmula utilizada para a produção dos tijolos ecológicos?

Os tijolos ecológicos são compostos por:

  • Plástico triturado
  • (representa 60% do volume total)
  • Cimento
  • Areia
  • Água

Que tipo de plásticos são os mais adequados para a produção de tijolos?

Os plásticos mais adequados para a sua produção são:

PET (tereftalato de polietileno)

É um plástico 100% reciclável que é

usado principalmente na fabricação de garrafas.

PP (polipropileno)

É usado em uma ampla variedade de produtos, desde têxteis e embalagens até dispositivos médicos, equipamentos de laboratório ou componentes automotivos.

HDPE (polietileno de alta densidade)

É encontrado em embalagens, rótulos, utensílios domésticos, brinquedos, tampas de garrafas de bebidas, entre outros.

Também é utilizado sucata do processo de moagem industrial, que é composta por outros tipos de plásticos que hoje não têm valor nominal no mercado.

Que tipo de maquinário é usado para a produção?

A fabricação do tijolo ecológico se assemelha à produção tradicional de blocos

para construção civil. Como maquinaria principal utilizamos um moinho e uma máquina manual de blocos adaptada para tijolo cerâmico maciço.

A tecnologia do bloco de terra comprimido estabilizado (CTB) tem se constituído, na atualidade, como uma alternativa construtiva que permite garantir qualidade e cuidado com o meio ambiente. 

Estes blocos são o produto resultante da mistura de água, terra e cimento em proporções adequadas, submetidos a compressão através de uma máquina para obter diferentes densidades e depois passar por um processo de cura adequado que produz um endurecimento ativado através de uma máquina manual de blocos.

Elementos deste tipo de bloco que os diferenciam dos tijolos tradicionais

Terra: é o material básico que intervém em maior proporção na conformação do bloco. Seus componentes são: areia (grão grosso sem coesão), silte (grão fino sem coesão) e argila (grão fino com grande coesão). 

As argilas são o aglutinante natural das partículas maiores, e os lodos e areias formam o esqueleto resistente que suporta as cargas e evita rachaduras. Portanto, uma proporção ótima de cada um deles seria: argila, de 5 a 35%; silte, até 20% e areia, de 40 a 80%.

Cimento: seus efeitos sobre o solo são os seguintes: diminui o peso específico seco, aumenta a resistência à compressão, diminui a sensibilidade à ação da água, diminui a retração por secagem e aumenta a resistência à erosão. 

A quantidade de cimento a adicionar dependerá do tipo de solo disponível. Em geral, utiliza-se uma percentagem de 8 a 12% em peso. As dosagens recomendadas são de 1 a 8 e de 1 a 9. Não serão utilizados teores inferiores a 5% em peso.

Água: a quantidade a adicionar à mistura deste elemento dependerá do teor de umidade natural do solo utilizado. De forma prática, podemos determinar a umidade ótima por meio do “teste da bola”. Ou seja, uma porção de terra misturada com água é retirada e uma bola de 5 cm de diâmetro é amassada, ela é lançada de uma altura de aproximadamente 1,20 m:

Como podemos observar, a utilização dos tijolos ecológicos da Eco Máquinas é essencial para ajudar o nosso planeta e o meio ambiente. Desde já, comece você também a utilizar esses tijolos em qualquer tipo de construção ou reforma.