5/5 - (1 vote)

Os sonhos significam alguma coisa?

 

Alguns sonhos desaparecem do nada quando se acordam e se tentam agarrá-los de forma nebulosa. Outros permanecem vivos na sua memória, tão claros e inesquecíveis que, à medida que os dias passam, poderão começar a perguntar-se realmente os sonhou mais do que uma vez.

 

Mesmo que não se lembre de muitos (ou quaisquer) dos seus sonhos, você ainda os tem. Embora os especialistas ainda tenham muito a descobrir sobre os sonhos, geralmente concordam que sonhar faz parte da experiência humana.

 

As experiências comuns incluem:

 

  • encontros sensuais com uma paixão ( tema que pode render discussões interessantes na sexologia moderna )
  • atividades normais, como fazer tarefas domésticas ou comprar produtos
  • experiências aterradoras, como regressar à sua escola ou ser perseguido por monstros
  • ganhar super poderes ou capacidades mágicas

 

Quer os seus sonhos sejam mundanos ou peculiares, talvez queira saber se têm algum significado mais profundo. Os especialistas não encontraram uma resposta clara, mas encontraram algumas teorias principais abaixo – juntamente com algumas dicas para descodificar os seus próprios sonhos.

Alguns peritos pensam que significam sim

Muitos psicólogos e outros peritos teorizaram sobre o significado mais profundo dos sonhos.

A teoria da realização de desejos inconscientes de Freud

O psicólogo Sigmund Freud tinha muito a dizer sobre sonhos (e não todos relacionados com sexo).

 

Ele sugeriu que os sonhos ajudam a proteger as pessoas de acordarem cedo quando a luz ou o som perturbavam o seu sono, mas também acreditava que os sonhos apontavam para desejos enterrados.

 

O seu cérebro adormecido cria o que ele chamou um “sonho manifesto” a partir de fragmentos de imagens, experiências, e memórias do dia-a-dia. O sonho manifesto simplifica, reorganiza e máscara o “sonho latente”, ou são os seus desejos reprimidos e inconscientes.

 

Em outras palavras, o sonho manifesto usa vários símbolos e imagens bizarras ou incomuns para esconder o sonho latente, ou aquilo com que se está realmente a sonhar.

 

A teoria da compensação e auto-retrato de Jung

Tal como Freud, Carl Jung acreditava que os sonhos tinham significado. Jung concentrou-se em arquétipos específicos, ou padrões, que aparecem simbolicamente nos sonhos, teorizando que os sonhos poderiam ajudar a explicar os eventos diários e a equilibrar aspectos de si mesmo que ainda não conhece.

 

Digamos, por exemplo, que tem uma relação ligeira com o seu parceiro. Gosta dos mesmos passatempos, têm uma grande química sexual – mas não consegue tirar a sensação de que falta algo mais profundo na sua relação.

 

Uma noite, sonham que os dois estão a rever listas de casas, a vaguear pela seção de mobília de uma loja de departamentos, e depois, de repente (na natureza abrupta dos sonhos), a dar um passeio sem pressa por um parque tranquilo.

 

Ao acordar, poderão realizar o sonho expondo algumas das coisas mais mundanas ausentes na vossa relação, sugerindo ao mesmo tempo que poderão querer uma relação que inclua um planeamento ponderado para o futuro, juntamente com diversão.

Mas outros acreditam que não

Muitos peritos não acreditam que os sonhos tenham muito significado, mas acreditam que ainda servem um propósito.

 

As teorias existentes esboçam alguns destes propósitos.

Teoria da simulação de ameaças

Alguns investigadores sugerem que os sonhos servem um importante propósito evolutivo.

 

De acordo com a teoria da simulação de ameaças, os sonhos oferecem a oportunidade de praticar a identificação, prevenção e tratamento de potenciais ameaças. Ao lidar em segurança com estas ameaças nos seus sonhos, poderá sentir-se mais seguro na sua vida acordada.

 

Pesquisas da 2009 encontraram algum apoio para esta teoria ao comparar sonhos de crianças que tinham sofrido traumas com crianças que não tinham sofrido.

 

Naturalmente, a teoria da simulação de ameaças também pode ligar-se a outras teorias sobre o significado do sonho. Crianças traumatizadas poderiam, por exemplo, ter sonhos mais ameaçadores, porque muitas vezes sentem medo na vida quotidiana.

Teoria da ativação-síntese

De acordo com a teoria da ativação-síntese, os sonhos não são mais do que uma coleção de imagens e pensamentos aleatórios, projetados durante o sono como resultado de uma atividade cerebral normal.

 

Estas imagens não seguem qualquer estrutura narrativa. Você cria a história do seu sonho por si próprio, depois de acordar.

 

Os adeptos desta teoria acreditam que os sonhos podem ser estranhos, porque estas imagens aleatórias fazem muitas vezes pouco sentido quando são combinadas.

Os sonhos como regulação emocional

As emoções desagradáveis ou indesejadas que experimenta na vida quotidiana também podem surgir nos seus sonhos.

 

Ansiedade, culpa, tristeza, ou medo podem rapidamente tornar-se avassaladoras. Mas alguns especialistas teorizam que navegar por estes sentimentos na terra dos sonhos pode ajudá-lo a começar a resolver estes sentimentos sem todo o stress.

 

Mas como é que isso pode funcionar? Bem, quando se sonha durante a fase de movimento rápido dos olhos (REM) do sono, as partes do cérebro que ajudam a regular a emoção e a memória estão ativas.

 

O que não é ativo é o mensageiro químico Noradrenalina, que pode produzir sentimentos de ansiedade ou estresse.

Temas comuns e os seus potenciais significados

Não importa o que as teorias científicas possam sugerir, há muito que as pessoas em todo o mundo acreditam no significado dos sonhos e tentam adivinhar os seus significados.

 

Os sonhos podem parecer em parte tão intrigantes porque não são completamente compreendidos. Mas certos sonhos aparecem tão frequentemente através de gerações e culturas que muitas pessoas acreditam que estes temas comuns sugerem que os sonhos têm, de fato, significado. A morte, o voar, ser perseguido, temas como bdsm , sexo, etc. são muito comuns, mas não é conclusivo que tenha algum significado.

 

Ninguém sabe ao certo para que sirva os sonhos. Mas, no fim de contas, a sua verdadeira função pode não ter grande importância.

 

Se os acharem, então eles têm valor para você.